Data:
.
.
Tag:
Local:
Mais info:
No âmbito da La Nuit du Cirque 2025, Margarida Montenÿ apresenta um ensaio aberto de Clamor, o seu novo projeto de circo contemporâneo, no contexto da sua residência artística na Fábrica das Ideias. A sessão acontece a duas semanas da estreia oficial e será registada para a plataforma RTP Palco, integrando igualmente o percurso de visibilidade pública da obra.
Crítica e evocação, Clamor cruza a arte tradicional sineira (o toque manual dos sinos) com práticas contemporâneas como a percussão, o movimento e a acrobacia aérea. A criação convoca a fisicalidade exigente das técnicas sineiras tradicionais como o bamboar e o volteio, onde o corpo do sineiro interage com o peso e o tempo do sino, e articula estas práticas com dispositivos de performance contemporânea. A obra propõe-se como uma experiência imersiva, que questiona e celebra a relação entre passado e presente, tradição e experimentação. Ao explorar os aspetos sensoriais, sonoros e simbólicos do toque, Clamor constrói uma paisagem dramatúrgica que se abre à escuta, à memória e à reinvenção.
Um dos núcleos conceptuais do projeto é a problemática do feminino nos espaços e imaginários religiosos, interrogando os gestos historicamente permitidos, os desejos interditados e as representações que recaem sobre os corpos que habitam esses lugares. Introduz-se, assim, um corpo feminino num espaço tradicionalmente regulado por normatividades de género e fé, abrindo caminho a novas formas de presença e significado.
Concebido para ser apresentado em espaços públicos, não convencionais, igrejas e espaços dessacralizados, Clamor propõe-se como um espaço de tensão estética, de ressonância simbólica e de escuta partilhada.
Esta apresentação integra o programa da Bolsa de Criação 2025 Outdoor Arts Portugal, que apoia artistas emergentes na criação de obras para o espaço público e contextos não convencionais. Através de apoio financeiro, mentoria e oportunidades de difusão, o programa promove linguagens artísticas inovadoras e a experimentação em diálogo com os territórios e com a sociedade.
O programa Outdoor Arts Portugal é promovido pela Bússola, com o apoio da República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto, através da Direção-Geral das Artes. As bolsas de criação são desenvolvidas em parceria com o 23 Milhas/Município de Ílhavo e a Casa Varela/Município de Pombal.
Mais info
Partilhar