Laboratório imersivo Outdoor Arts Portugal #1

Lorem ipsum dolor sit amet

Laboratório imersivo Outdoor Arts Portugal #1

Data:

24

.

02

.

2024

a

24

.

02

.

2024
14:30

Tag:

Capacitação

Local:

Pombal

Mais info:

-

Laboratório imersivo Outdoor Arts Portugal #1

Espaço público, comunidade e interligações

Outdoor Arts Portugal é uma plataforma interdisciplinar, promovida pela Bússola, destinada aos agentes criativos e de produção profissionais nos domínios das artes performativas em espaço público e circo contemporâneo em Portugal. Em 2024 iniciam-se os Laboratórios Outdoor Arts Portugal, um programa imersivo de pensamento e práticas artísticas contemporâneas alinhado com preocupações sociais e de sustentabilidade da criação artística para o espaço público. Uma proposta que visa contribuir para a inovação estética e dramatúrgica das artes de rua, valorizando o “espaço comum” numa noção polivalente de espaço público enquanto local de encontros, valorizando a tríade entre o lugar, o artista e as pessoas.

---

Data: 24 fevereiro 2024

Local: Casa Varela, Pombal

Horário: 14:30 às 19:00 [com intervalo de 30 minutos]

Painel: Luís Sousa Ferreira e Léa Prisca López

INSCRIÇÃO

---

Luís Sousa Ferreira é fundador e diretor da Riscado, um projeto artístico que valoriza a relação das artes com o território e as comunidades. É adjunto da direção artística do Teatro Nacional D. Maria II e diretor do 23 Milhas, projeto que agrega os quatro espaços culturais do Município de Ílhavo e restantes eventos culturais. Foi consultor artístico e de comunicação da Braga’27 – candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027. É docente no curso de Programação e Produção Cultural, na ESAD das Caldas da Rainha; e diretor artístico do projeto Aldear, na região do Tâmega e Sousa. Formado em Design Industrial, foi comissário cultural na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, assumiu a coordenação de produção e desenvolvimento da experimentadesign e trabalhou no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA) como produtor cultural. Foi também fundador e diretor artístico do BONS SONS, festival comunitário de música portuguesa, em Cem Soldos – Tomar, e cofundador do colectivo-mente. Foi ainda membro do grupo de trabalho de aperfeiçoamento do Modelo de Apoio às Artes e, desde 2019, é membro do conselho consultivo do Pavilhão de Portugal na Expo 2020, no Dubai, e cronista na revista Gerador.

Léa Prisca López é mediadora e programadora cultural. É formada em Artes Plásticas e com Mestrado em Estudos de Artes (École Supérieure des Beaux-Arts Montpellier), com intervenções de Annie Tolleter e de Mathilde Monnier do Centre Chorégraphique National de Montpellier e completa a sua formação académica com um Mestrado de Planeamento Regional e Urbano pela Universidade de Aveiro para entender de que forma os (a)gentes culturais podem ter voz ativa no planeamento do território e a importância das Políticas Culturais como necessidade absoluta na construção de um território com valores de igualdade, solidariedade, integrador, interdisciplinar e intercultural. Chegou a Portugal em 2005, através do programa europeu de Residências Artísticas, “Artist in context” des Pépinières Européenne pour Jeunes Artistes e trabalhou na d’Orfeu até 2014, criando toda a comunicação visual e multimédia. É consultora em comunicação cultural, desenvolve projetos pedagógicos e comunitários, além de desenvolver trabalhos como freelancer em agenciamento de banda e road manager com a produtora Sons Vadios pelo acompanhamento de bandas internacionais em Macau, no festival da Lusofonia. Coordenou em 2017, o Plano de Ação de Águeda Amigas das Crianças da UNICEF e a estratégia de participação para o Plano Estratégico da Cultura para o Município de Águeda.

Mais info

Partilhar

Laboratório imersivo Outdoor Arts Portugal #1

Quer receber novidades regularmente?

Laboratório imersivo Outdoor Arts Portugal #1

Interessado em saber mais sobre a Outdoor Arts Portugal?

Contactos

Promotor
Promotor
Apoio
Apoio
Apoio