Data:
.
.
a
.
.
Tag:
Local:
Mais info:
-
Dois dos principais festivais de circo contemporâneo em Portugal uniram forças para lançar um novo programa de apoio à criação artística. O Festival Trengo, no Porto, e o Festival Vaudeville Rendez-Vous, com presença em várias cidades do Litoral Norte, anunciam um programa piloto que visa impulsionar a criação nacional no domínio do circo contemporâneo, com foco em propostas em fase inicial, de carácter experimental ou transdisciplinar, concebidas para espaço exterior.
Com candidaturas abertas entre 5 de setembro e 4 de outubro de 2025, o novo programa de apoio à criação em circo contemporâneo destina-se a artistas individuais ou coletivos com atividade em Portugal e interesse em desenvolver projetos originais a estrear no verão de 2026. O projeto selecionado beneficiará de um apoio financeiro de 10.000 euros, residências artísticas com acompanhamento técnico e dramatúrgico, inserção em laboratórios de criação, apoio logístico e de comunicação, e quatro apresentações públicas: duas no Festival Trengo e duas no Vaudeville Rendez-Vous.
A estrutura do programa divide-se em seis fases: open call (setembro-outubro 2025), laboratório de pré-seleção com orientação do artista e criador Cláudio Stellato (outubro 2025), comunicação do projeto selecionado (novembro 2025), residências de criação (janeiro a maio de 2026), apresentações públicas (junho e julho de 2026) e relatório final (setembro 2026). A apresentação final deverá ocorrer em espaço público ou exterior, sendo admitidas outras apresentações anteriores desde que fora do Porto e da região Norte Litoral.
O programa tem como objetivos estimular a criação artística em circo contemporâneo, apoiar novas propostas com recursos adequados e fomentar a colaboração entre estruturas e territórios. A seleção do projeto será feita por uma comissão conjunta dos dois festivais, com base em critérios como clareza e originalidade da proposta, viabilidade técnica e artística, coerência entre objetivos e meios, e potencial de desenvolvimento durante o percurso formativo.
Para além de consolidar uma estratégia de apoio à criação emergente no circo contemporâneo, esta iniciativa pioneira reforça o compromisso do Trengo e do Vaudeville Rendez-Vous com a inovação, a descentralização e a valorização do espaço público como lugar de experimentação artística e encontro com as comunidades.
Todas as informações e formulário de candidatura estão disponíveis nos canais oficiais dos festivais. Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados através dos contactos: candidaturas@teatrodadidascalia.com ou trengo@ervadaninha.pt.
Partilhar
Mais eventos