Teatro
Circo
A Ícarus et Lumen nasce em 2023 pela união de dois artistas com percursos bastante distintos, que decidiram aliar os predicados e virtudes de ambos para a criação de espetáculos com uma matriz própria e singular.
A premissa maior da Ícarus et Lumen é a prossecução de um trabalho de promoção das artes e cultura em todo o seu âmago.
Natural de Santa Maria da Feira. Licenciado e Mestre em Direito, Mestre em História. Assumiu a direção científica da Comissão de Vigilância do Castelo de Santa Maria da Feira em 2021. No mesmo período, começa a desenvolver projetos para a empresa “Ofícios com História”, promotora de eventos de recriação histórica. Daí contam-se inúmeros trabalhos de consultadoria em matéria de investigação e rigor histórico, tendo em vista o aumento da qualidade das recriações históricas em Portugal, desde a idade média até ao século XIX. Até subir aos palcos, foi um pequeno passo. Começam a surgir os primeiros guiões de autoria própria, a nascerem personagens, nomeadamente a mais conhecida do público, o “Arcebispo Geraldo”, que não só celebra casamentos por todo o país como também vai condenando sem piedade os pecadores. Em 2022 e 2023 assume a curadoria geral e criação de espetáculos do Mercado Medieval de Óbidos, Braga Romana, Feira Afonsina de Guimarães, Mercado Oitocentista de Valongo entre tantos outros. Em 2023 funda a Ícarus et Lumen em parceria com Bruno Melo.
Natural dos Açores. Tudo começou com a participação num concurso de talentos, aos 13 anos, como mágico. Esse concurso, levado a cabo por uma Associação Cultural, garantiu-lhe o pódio no meio de 78 concorrentes. A RTP Açores convida-o a participar num concurso televisivo em direto, começando uma carreira intensa de espetáculos, entrevistas, etc. Em 2010 surgem convites de Câmaras Municipais, Empresas, Bancos, para a criação de espetáculos para as maiores salas do Arquipélago. Em 2016 cria a Yupi festas, empresa que se dedicava a espetáculos de animação personalizados. No mesmo ano, ingressa na Associação 9circus (artes circenses). Aí adquire a formação em várias áreas de circo. Aqui começa a criar projetos de circo social com alcance em todas as ilhas dos Açores, colhendo uma enorme recetividade da população local. Em 2017 fez especialização em tecido aéreo no INAC. Em 2018 é elemento central na organização da EJC, o maior encontro de artes circenses do mundo. Em 2019 atua na CCA (Convenção de Circo dos Açores), sendo ainda hoje membro ativo tanto na produção como em palco. Em 2020 começa a dar assistência técnica de acrobacia aérea no Chapitô, tornando-se professor de dança aérea no mesmo ano na Academia Romana. Em 2021 retoma os projetos sociais com o “Zircusmonde”, trabalhando em parceria com inúmeros artistas. Em 2022 participa no Portugal Got Talent na RTP, sendo o primeiro vencedor do Golden Buzzer no mundo atribuído diretamente pela produção do formato. A partir deste facto, são inúmeros os trabalhos televisivos tanto no continente como nos Açores. Ainda em 2022 ingressa na companhia “Malatitsch”, onde fez espetáculos de fogo, aéreos, saltimbancos, etc. Em 2023 funda a Ícarus et Lumen em parceria com Daniel Mota.
Desde
Galeria